ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

6 resoluções de ano novo para empreendedores

19/12/2019
É bom a faz bem ter uma listinha de desejos e conquistas a serem alcançadas em um novo ciclo.

Estamos chegando ao final de um ano desafiador e, ao mesmo tempo, inspirador. Afinal, já está mais do que provado que é nas adversidades que nos reinventamos.

E com o final do ano chega também aquele momento tradicional de pensar nas resoluções de ano novo. É bom a faz bem ter uma listinha de desejos e conquistas a serem alcançadas em um novo ciclo.

Para além da vida pessoal, a vida de um empreendedor contempla outras tantas resoluções, já que empreender é sinônimo de muitos sonhos e de vencer desafios todos os dias.

Por isso, selecionamos algumas resoluções de ano novo para vocês. Algumas bem clássicas, mas que podem ser esquecidas com a rotina.

Confira!

 

Em 2020…

 

Reflita e reinvente a sua liderança.

Pense no que foi feito em 2019, nas falhas e também no quanto foi capaz de inspirar a sua equipe. Que tal incorporar uma roda de de feedbacks periodicamente em 2020 para evoluir sempre?

Outra dica é adicionar às resoluções algum curso ou formação em gestão, se a liderança em sua vida veio com o crescimento da empresa e a experiência. Conhecimento nunca é demais.

 

Amplie o seu network

Pense em quantas pessoas novas você conheceu em 2019 e se elas acrescentaram diversidade, pontos de vista diferentes e mais criatividade à sua vida empreendedora e pessoal. Se você não “abriu” muito a sua rede, talvez seja hora de pensar em como ampliar esse network com cursos, eventos e mais disposição.

 

Melhore suas competências financeiras

Por vezes, ou o empreendedor controla tudo das próprias finanças ou delega tudo. Aprender sobre planejamento financeiro, investimentos e como progredir no negócio com técnicas nesse sentido é sempre uma boa atitude.

 

Venda algo seu

Como assim? Isso mesmo. Empreendedores de uma maneira geral precisam ter um discurso de venda na ponta da língua: como atrair a atenção, quais palavras escolher, como escolher um discurso apropriado para determinado público, como aumentar a percepção de valor e negociar o preço.

E nada melhor do que exercitar nas pequenas coisas. Além de ser uma ótima forma de se desvencilhar de artigos supérfluos em sua vida.

 

Consiga um mentor

Não importa a sua idade e o tempo de empreendedorismo. Reflita sobre alguém que você admira e que tem experiência em negócios para ser o seu mentor ou mentora. Ter alguém para conversar e compartilhar desafios e sentimentos é muito importante.

 

Realize algo que nunca fez antes

Um ano passa muito rápido e a imersão no trabalho, por vezes, não nos permite ter experiências diferentes. Agregue à sua listinha de resoluções uma experiência de vida nova, um novo hábito, novas respostas para problemas antigos. É um ótimo artifício para treinar sua capacidade de inovar.

 

Viaje mais e leia mais

Em 2020, curta mais a vida cultural. Viajar abre a mente para nova experiências, ler nos torna mais interessantes e abertos ao diálogo. Ao lado do livro de negócios tenha sempre uma leitura mais “leve”. E ao viajar, desconecte-se! A natureza ou uma cultura diferente também podem fazer bem aos negócios ao “refrescar” a sua mente.

 

Gostaram? 

A Anpecom deseja a todos um Feliz Natal, um Feliz Ano Novo e Boas Festas! E até 2020, com muitas novidades! 

 

 

Autor: Cibele Lana