ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

A Campanha Comunhão e Ação já começou. Faça a sua contribuição!

11/10/2019
A campanha Comunhão e Ação acontece uma vez por ano, assim como acontecia a Ajuda Extraordinária, e é por meio dela que intensificamos a arrecadação de recursos para viabilizar os projetos do SUPERA. 

“É gratificante para aquele que doa e é gratificante para quem recebe. E a gente recebendo, tem condições de doar também”.

A família do Vandeci Ferreira, de Presidente Juscelino, em Minas Gerais, foi uma das famílias agraciadas em 2019 com os recursos do Supera, o Programa de Superação da Vulnerabilidade Econômica, da Economia de Comunhão, destinados também à construção de moradias mais dignas para as pessoas.

E ainda mais bonito do que ver a casa do senhor Vandeci ganhar mais espaço para os filhos, foi testemunhar a reciprocidade gerada. O jovem senhor logo se colocou à disposição para ajudar um vizinho com uma obra de melhoria para a família dele também. Colocou literalmente a “mão na massa”, para que outros pudessem experimentar a mesma alegria.

São histórias como essa que impulsionam, todos os anos, nossa campanha Comunhão e Ação, uma campanha de arrecadação de recursos para o SUPERA, em parceria com o Movimento dos Focolares. No ano passado, o Programa arrecadou cerca de R$ 278 mil e aproximadamente R$ 52 mil foram destinados à construção de moradias mais dignas, como a do senhor Vandeci. Além da moradia, os recursos também protagonizam projetos nos eixos de saúde, educação e necessidades básicas:

  • Educação para crianças, jovens e adultos por meio de bolsas de estudo, para que possam ter uma profissão ou entrar no mercado de trabalho;
  • Tratamentos de saúde;
  • Suprimento temporário de necessidades básicas para crianças, jovens e adultos que não tem a possibilidade de ganhar o próprio sustento;
  • Melhoria em moradias, provendo mais dignidade às famílias.

Mas afinal, o que é a Comunhão e Ação?

Desde os primórdios do Movimento dos Focolares, sua fundadora, Chiara Lubich, convidava os membros do Movimento a realizar a comunhão, para que entre eles não houvesse pessoas em necessidade.

Essas comunhões ficaram conhecidas como Ajuda Extraordinária. Com o surgimento da Economia de Comunhão, esses recursos se expandiram e passaram também a ser realizadas pelas empresas que aderem ao projeto da EdC. Desde 2016, o SUPERA é gerido pela ANPECOM, mantendo, no entanto, o mesmo propósito.

A campanha Comunhão e Ação acontece uma vez por ano, assim como acontecia a Ajuda Extraordinária, e é por meio dela que intensificamos a arrecadação de recursos para viabilizar os projetos do SUPERA. 

Acreditamos que toda pessoa em vulnerabilidade econômica é protagonista de um projeto de superação. E esse projeto se concretiza a partir de uma experiência recíproca: quem tem a necessidade comunica e quem tem os recursos para ajudar, coloca em comum.

Como vimos na história do senhor Vandeci, a comunhão que circula no Supera não é só aquela material, mas de recursos de todos os tipos, como “colocar a mão na massa”.

Por que devo escolher contribuir com a campanha Comunhão e Ação?

Mas, se existem tantas iniciativas de ajuda às pessoas em vulnerabilidade, por que devo escolher contribuir com o SUPERA, por meio da campanha Comunhão e Ação?

A Comunhão e Ação é uma campanha transparente. Toda a prestação de contas é feita ano a ano em nosso site.

Além disso, tendo como suporte a Economia de Comunhão, não se resume a uma simples ajuda.

“Não existe aquele que dá e aquele que recebe. É algo recíproco. Entendemos que o Supera não é assistencialista. É um relacionamento de comunhão verdadeira. Todos têm algo para dar”, explica Célia Regina, coordenadora do Programa.

Isso se explica desde a escolha dos projetos beneficiados. A ANPECOM possui uma rede de 13 agentes espalhados pelo Brasil que visitam e fazem o acompanhamento periódico das famílias participantes.

Esses agentes, antes de mais nada, criam um relacionamento com as pessoas em vulnerabilidade, entendem suas dores, ajudam na organização do orçamento, por exemplo, e são responsáveis por levar à ANPECOM suas dificuldades e necessidades.

Mas o diferencial não encerra aí. “Temos feito um trabalho para que o objetivo maior seja desenvolver a plena autonomia das pessoas e o reconhecimento da própria dignidade. As vezes ela está tão dentro (do problema) que não consegue ver uma saída”, completa Célia.

Um agradecimento de coração

“De coração radiante de feliz hoje quero agradecer imensamente a Anpecom por me ajudar a realizar um dos grandes sonhos da minha vida que é ser uma das primeiras da minha família a cursar um ensino superior. Às vezes pensamos que não encontraremos um lugar na sociedade para nós com tantas dificuldades financeiras, porém grandes corações cheios de generosidade são capazes de doar um pouco do que tem para construir um mundo melhor e é por isso que hoje eu também quero todos os dias doar o que for preciso e o que for possível no momento, porque sinto essa inspiração através da própria Anpecom.

Obrigada a todos, por todo o apoio e sobretudo por acreditar em mim!”

Maria Jaquelanie Alves Santos

Graduanda em Pedagogia

Faça sua comunhão!

A sua comunhão é livre, de acordo com as suas possibilidades!

Você pode contribuir diretamente aqui pelo site, nesta página, por  meio de cartão de crédito ou boleto bancário.

Ou realizar um depósito:

Depósito bancário:
Associação Nacional por uma Economia de Comunhão – ANPECOM
CNPJ: 07.638.735/0001-94
Banco do Brasil
Agência: 2665-4
Conta corrente: 38788/6