ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

Programa de Superação da Vulnerabilidade Econômica – Supera




Na cultura da Economia de Comunhão não existem benfeitores e beneficiados, mas sim a busca pela comunhão entre todos os envolvidos. Quem doa a necessidade tem o mesmo valor em nossa rede que aquele que doa o recurso para supri-la.

É sob esse prisma que a Anpecom administra o Supera, o Programa de Superação da Vulnerabilidade Econômica. Por meio dele, com o auxílio de um edital anual, catalisamos as necessidades de pessoas e famílias em vulnerabilidade econômica por todo o Brasil, identificadas e monitoradas pelos agentes do Supera. Aquelas situações que preenchem os requisitos do regulamento do Supera passam a receber os recursos administrados pela Anpecom, provenientes da comunhão de pessoas e empresas da rede da Economia de Comunhão. As destinações atendem quatro eixos de auxílio: educação, saúde, necessidades básicas e habitação.

Quer conhecer algumas histórias dos participantes do Supera? Assista o vídeo a seguir!

E depois dele, mostramos como você ou a sua empresa podem contribuir com o programa.

 

Conheça outras histórias de participantes. 

Comunhão e Ação

Comunhão e Ação é como denominamos nossa campanha anual de arrecadação de recursos para o Supera que mobiliza toda nossa rede de parceiros a fim de sensibilizar pessoas e empresas pelas doações. Pessoas e empresas interessadas podem realizar a comunhão de recursos materiais o ano todo, mas são especialmente incentivadas a contribuir durante a Comunhão e Ação.

Além dessa campanha sazonal, sempre que necessário, a Anpecom também mobiliza sua rede em campanhas extraordinárias. Foi o que aconteceu durante a pandemia de COVID-19 quando entendemos que a crise seria ainda mais severa para quem já se encontrava em vulnerabilidade. A mobilização da nossa associação com sua rede de parceiros alcançou o valor de R$ 115.411,60 em pouco menos de três meses, que foram destinados a 762 famílias de 8 comunidades em vulnerabilidade econômica em todo o Brasil: Tancredo Noves e Quilombo Rio dos Macacos, em Salvador (BA); Associação Zagaia, em Manaus (AM); Projeto da Escola de Música Sol Maior, em Londrina (PR); Comunidade São João Paulo II, em Ribeirão Preto (SP); Comunidades Indígenas Xavantes, em Barra dos Garça (MT); Núcleo de Ação Comunitária, em Benevides (PA); Núcleo de Ação Voluntária, em Estiva (MA); e Centro de Serviço à Vida, em Caruaru (PE).

Nessa campanha, a Anpecom estima que 3.874 pessoas nessas comunidades foram impactadas com 1.023 cestas básicas e kits de higiene, 1420 kg de alimentos, 14 caixas de leite, 27 botijões de gás, 200 unidades de álcool gel, 1.600 máscaras, 15 mantas, 559 cobertores, 25 agasalhos infantis, 58 pacotes de fraldas, roupas e acessórios para bebês, pagamento de contas atrasadas, além de pequenos reparos realizados em três casas.

O Supera é uma parceria entre a Anpecom e o Movimento dos Focolares.

QUER PARTICIPAR?

Por transferência/depósito:

Associação Nacional por uma Economia de Comunhão – Anpecom
CNPJ: 07.638.735/0001-94
BANCO BRASIL
Agência: 2665 – 4      Conta Corrente: 38788-6

Por cartão de crédito:




 

Por Boleto Bancário: