ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

Argentina, workshop interativo: você conhece o valor social da sua empresa?

07/03/2019
Seminário interativo sobre a EdC apresenta uma metodologia inovadora desenvolvida por Elena Lasida do Instituto Católico de Paris

Estiveram presentes no evento mais de cem pessoas de 16 organizações diferentes. Os empreendedores formavam a maior parte do público do evento, mas estavam presentes pessoas de outras áreas interessadas em conhecer a metodologia.

Quatro organizações promoveram conjuntamente o evento, seguindo a linha do Prophetic EconomyCREAENDEAVOR Argentina, a Associação Cristã dos dirigentes de empresas (ACDE) e a Associação da Argentina da Economia de Comunhão (AEdeC).

A metodologia utilizada no workshop, que aconteceu no norte da Argentina, é a da “avaliação de impacto social” concebida e implementada por Elena Lasida, do Instituto Católico de Paris. Sob pena da não aplicabilidade do método apenas 100 pessoas puderam participar. Em função dessa limitação, alguns pedidos de participação não puderam ser atendidos. Mas haverão outras ocasiões se, como os pressupostos nos permitem prever, o experimento provar ser bem sucedido.

Durante o evento eles refletiram sobre a ética no âmbito empresarial. Segundo Lasida – economista francesa – existe uma preferência pelos métodos quantitativos para avaliarmos o impacto social que uma empresa gera. Uma empresa não é apenas uma máquina para gerar benefícios financeiros. O caminho para as elas é não separar o valor econômico gerado do social. O sentido da sua existência, a razão do porque a empresa é uma empresa, está justamente na união desses dois pontos.

A pesquisadora Anouk Grevin, docente na Universidade de Nantes, França e a empresária da EdC Bettina Gonzalez, da empresa Boomerang Viajes, que também é presidente da AEdeC concluíram o seguinte: “Foi um workshop de dois dias que teve como objetivo mostrar o que a EdC traz para o mundo, e fizemos isso junto com pessoas que estão descobrindo a EdC agora. Foi um grande presente para nós, mais uma vez, redescobrir a EdC através dos olhos daqueles que, tendo grandes competências empresariais e acadêmicas, generosamente passaram dois dias trabalhando conosco e acabaram nos dizendo quem somos “- diz-nos Anouk que continua: “também haviam 10 alunos do curso de Mestrado de Solidariedade de Paris, com quem fizemos uma viagem de estudo à área de Salta e Tucuman para visitar o projeto de Turismo Solidário.”

Bettina Gonzalez  afirma: “Após o evento Prophetic Economy  descobrimos um novo caminho, entendemos a importância de fazer as coisas junto com outras organizações, que buscam os mesmos objetivos que nós. Achei muito interessante e positivo que dentre o total de participantes, aqueles que já aderem a Economia de Comunhão representavam apenas um quarto do número total de participantes nas iniciativas desses dias. Me impressionou ver como aqueles que vieram  convidados por outras organizações colocaram em relevo a importância do projeto da EdC “.

Entre os participantes estavam também alguns empreendedores da EdC do Uruguai e da Bolívia, representantes de várias fundações, reitores de três universidades, um representante da Food and Agriculture Organization – FAO e um bispo. Em resumo, uma experiência nova e estimulante da qual – nós garantimos – teremos mais notícias em breve.

Autor: Antonella Ferrucci