ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

Empresário da EdC compartilha história de transformação digital nos negócios

19/03/2019

Quem entra hoje nos canais do Facebook, Instagram, LinkedIn da padaria “Campo Fertile” e no Youtube “Gugel Padeiro Artesão” e encontra inclusive uma plataforma de cursos on-line, não imagina que até pouco tempo o idealizador de tudo isso era avesso às mídias sociais e à internet.

“O Gugel nasceu amassando pão”, nos contou sua esposa e companheira de negócios, Inês Gugel, se referindo ao fato de que Marcos Gugel trabalhou desde pequeno com panificação.

Uma história de transformações

Nesses mais de 40 anos de profissão, não teve só mudança de cidade nessa história. Mas também de muitas crenças com relação aos negócios até que a inovação batesse à porta desse casal e do empreendimento deles, a citada Padaria Campo Fertile , uma empresa da Economia de Comunhão.

Tudo começou como um projeto-escola na comunidade Ilha de Santa Teresinha, região metropolitana de Recife, quando Gugel profissionalizava os meninos da comunidade.

Em 1996, inauguraram a primeira padaria, ali mesmo na Ilha de Santa Teresinha. “Desde aquela época, o Gugel já levava o fermento natural dele onde quer que fosse”, relembrou Inês.

Em 2004, transferiram a padaria para a cidade de Igarassu e ali o negócio cresceu.

Tradição antiga, novos valores

O casal começou a entender que a Fermentação Natural estava em harmonia com a mudança da própria sociedade que agora buscava produtos mais íntegros e que observa, acima do preço, o valor que o alimento poderia agregar à própria vida.

Foi quando veio a calhar o pão artesanal. E o Gugel já estava com meio caminho andado, já tinha muita experiência, fez cursos na Itália, França e em São Paulo, justo nesse momento em que estourou o gourmet“, continuou Inês.

Começaram então a dar cursos na padaria, às vezes dois cursos por mês.

A demanda era grande e pessoas de outras cidades e estados começaram a se interessar pelas formações em fermentação natural. Na época, o casal até cogitou se mudar para uma capital a fim de expandir, mas com três filhos pequenos reavaliaram a mudança.

Vencer velhas crenças

No entanto, isso não significou uma acomodação. Até mesmo porque, até agora a história dos dois foi de bastante movimento!

Quando a gente coloca a cara na janela, as coisas acontecem. O difícil é abrir a janela. Vencer as crenças”, comentou Inês.

E foi assim que a ideia da inovação digital começou a ganhar forma. Gugel venceu a crença de que as mídias sociais não funcionavam e começou a gravar vídeos para o Youtube a fim de chegar ao seu público fora de Igarassu. Também deram vida aos canais em redes sociais para espalhar esse conteúdo.

Gugel e Inês fizeram uma formação de coach, outra em e-commerce e participaram de um projeto com linhas educativas sobre negócios on-line.

A tradição encontrou o novo

E então, no último dia 8 de março, a marca Gugel Padeiro Artesão lançou uma plataforma de cursos on-line, assegurando de vez o seu lugar ao sol na transformação digital. Inês comemora as mais de 200 mil visualizações de uma postagem sobre o curso e os acessos provenientes inclusive de outros países.

Tivemos muitas dores, mas tudo isso passa. Somos apaixonados pela cultura do pão artesanal. Ele traz histórias, vitórias, partilha e a cultura da mesa. E tudo isso passamos em nossos cursos”, concluiu Inês.

Agora, felizes somos nós em dizer que esse amor pelo pão artesanal extrapolou as fronteiras do Recife e, por meio da mente inovadora de Gugel e Inês, e das infinitas possibilidades da transformação digital, pode chegar aos confins da terra.

Toda a nossa boa sorte aos empresários!

 

 

Cibele Lana é Pós graduada pela USP em Comunicação Digital, com mais de 9 anos de experiência de mercado, incluindo agências e empresas. No portfólio, gerenciamento de projetos digitais e atendimento a clientes de diversos segmentos.Atualmente, atua como consultora de marketing digital para PMEs e ONGs, com especialidade em Inbound Marketing

Autor: Cibele Lana