ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

Geração de Futuro: desenvolvimento pessoal e empreendedor para jovens de Vargem Grande Paulista

16/08/2019
Conheça o Geração de Futuro, um projeto inovador que ensina desenvolvimento pessoal e empreendedorismo para que os jovens não deixem de sonhar.

Prevenir que jovens ingressem no mundo das drogas e da violência dando a eles a oportunidade de sonhar e de projetar o próprio futuro. Esse é o objetivo principal do projeto Geração de Futuro, lançado na última segunda-feira, em Vargem Grande Paulista, em uma parceria entre a ONG Sociedade Movimento dos Focolares (SMF), ANPECOM e Espri S.A.

Com o auxílio de duas escolas públicas da região, foram selecionados 12 jovens para o projeto piloto. A partir desse mês, de terça à sexta, no período do contra turno escolar, eles participarão de cursos com o foco no desenvolvimento pessoal e empreendedor.

“Uma primeira parte do Geração de Futuro envolve o desenvolvimento pessoal e social, ou seja, as habilidades socioemocionais, além de mentorias sobre projeto de vida, comunicação, autoestima e relacionamento. Uma segunda parte estará ligada ao empreendedorismo, com a parceria da ANPECOM. E teremos também atualizações mais práticas em tecnologia da informação, como aulas de webdesign e pacote office”, explicou André Prevatto, coordenador do projeto.

O Geração de Futuro faz parte de um programa ainda maior, o Valorizando a Vida, da ONG SMF que visa criar uma rede de proteção à vida no município de Vargem Grande Paulista. Seus idealizadores entendem que um excelente caminho para prevenir que os jovens se seduzam pelo mundo das drogas e caiam na violência é desenvolvendo neles atitudes empreendedoras.

“Nossa maior provocação é despertar neles atitudes empreendedoras, ou seja, habilidades para desenvolver negócios, buscar emprego, lidar com riscos e melhorar as oportunidades dentro da própria comunidade”, explicou Darlene Bonfim, coordenadora executiva do projeto.

Lançamento junto à comunidade

Por sua relevância para a comunidade de Vargem Grande Paulista, justamente por ir ao encontro da necessidade municipal de formar e inserir os jovens no mercado de trabalho, o lançamento contou com a presença do prefeito Josué Ramos, do presidente da Associação Comercial de Vargem Grande Paulista, Marcos Paulo de Souza, de secretários e outras autoridades.

Também estiveram presentes diversos representantes dos parceiros, como ANPECOM e Espri S.A, além dos alunos selecionados para o piloto.

Souza fez questão de destacar a importância da dar aos jovens a oportunidade de ver o mundo de outra forma, por meio da experiência compartilhada de pessoas que já passaram pelo mesmo processo. “Vejo nesse projeto uma oportunidade de resgatar esse jovens de uma zona de risco em que se encontram e de mudar a vida deles”, acrescentou.

 Sinergia do Geração de Futuro com a ANPECOM

A ANPECOM abraçou com entusiasmo o Geração de Futuro já que a iniciativa está em total harmonia com ao menos duas de suas linhas institucionais: o fomento ao empreendedorismo e a divulgação da cultura da Economia de Comunhão.

Os jovens aprenderão em um Bootcamp protagonizado pela ANPECOM sobre negócios de impacto e EdC, perfil do empreendedor e fases para a elaboração de um plano de negócio.

“É estratégico para a ANPECOM apoiar esse projeto, pois além da sinergia com os objetivos institucionais da associação, podemos potencializar as capacidades desses jovens, dando instrumentos para que eles descubram seus sonhos, vocações e o poder que eles têm de transformar a própria realidade. E é exatamente isso que a EdC objetiva: um mundo mais justo, fraterno, solidário, que seja amparado em valores e em uma nova cultura de vida”, destacou Maria Helena Faller, presidente da ANPECOM.