ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

Raios de um novo Sol

25/06/2019
Escola eslovena aplica metodologia pedagógica baseada no carisma da Unidade.

Priorizar a dimensão relacional na formação da primeira infância. Essa é a missão da escola infantil Raio de Sol, localizada na pequena cidade eslovena Škofja Loka, de apenas 12 mil habitantes. Fundada em 2003 para atender crianças de até 6 anos, a escola de educação infantil desenvolve uma metodologia pedagógica baseada no pensamento de Chiara Lubich e oferece uma aplicação prática no âmbito da educação dos princípios que norteiam o carisma da Unidade.

O trabalho pedagógico desenvolvido pela Raio de Sol baseia-se na difusão de um novo paradigma relacional, que propõe uma mentalidade da partilha e da generosidade, em contraposição ao individualismo que marca a sociedade moderna em todo o Ocidente. Andreja Snoy, mãe de três crianças e uma das educadoras da instituição, conta que “apesar de crises políticas, financeiras e de valores tenham sido um obstáculo ao trabalho, o instituto se consolidou ao longo dos anos e atrai cada vez mais pessoas, incentivando a coparticipação intensa entre alunos, familiares e funcionários, deixando assim uma forte marca na comunidade”.

Atualmente a escola conta com 110 alunos matriculados, acompanhados por um grupo formado por 25 profissionais, dos quais seis são educadores. Uma parte importante do trabalho da Raio de Sol é o trabalho com 80 famílias das crianças que estudam na escola. Com os pais, o diálogo é estabelecido com base em 11 grandes temas, que abrangem diversas dimensões da vida, como educação cívica, ecologia, superação dos próprios limites, desenvolvimento de senso crítico em relação aos meios de comunicação.

Apesar de não contar com incentivos fiscais ou qualquer forma de financiamento público, o trabalho da escola é cada vez mais reconhecido por órgãos estatais e por entidades privadas da região. A intenção da escola é estender, no futuro, a oferta pedagógica para o Ensino Fundamental, mantendo a mesma linha aplicada à Educação Infantil. Em uma época em que o sistema de educação tradicional está em crise, com a ascensão do bullying e de outros dilemas e desafios postos pela contemporaneidade aos educadores, Raio de Sol apresenta um modelo que pode servir de inspiração para se encontrar novos rumos e novas perspectivas na educação do ser humano.

 

*Matéria originalmente publicada na Revista Cidade Nova, em junho de 2019.

Autor: Thiago Borges