ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

Empreender para transformar: oficinas de incubação do PROFOR promovem desenvolvimento pessoal e de negócios para jovens

14/11/2019
Realizada em Fortaleza no início de novembro, a oficina de incubação proporcionou aos 12 empreendedores uma reflexão sobre seus atuais modelos de negócio e também sobre o próprio desenvolvimento pessoal.

A Aline é de uma família de agricultores e complementa a renda com a venda de produtos de limpeza artesanais que ela mesma produz e entrega em uma carroça, já que usar a moto faria o custo ser maior que o lucro. O Ivison tem um salão de beleza voltado para a comunidade afrodescendente que se chama “Raízes” e deseja que as pessoas não tenham vergonha do cabelo que têm e resgatem sua identidade. Já o Alexandrino está desenvolvendo o beneficiamento da moringa de forma sustentável para produzir uma farinha com alto teor de nutrientes para suplementação alimentar.

Da esquerda para a direita, Aline, Ivison e Alexandrino.

São histórias como a desses jovens que o Programa de Fortalecimento de Negócios Inclusivos de Comunhão (PROFOR) deseja impulsionar. Os três empreendedores citados acima fizeram parte de um grupo de 12 jovens que participaram da segunda atividade prática do programa em 2019: uma oficina de incubação de negócios.

Realizada em Fortaleza no início de novembro, a oficina de incubação proporcionou aos 12 empreendedores uma reflexão sobre seus atuais modelos de negócio e também sobre o próprio desenvolvimento pessoal.

“Com a oficina, pudemos analisar junto aos jovens, o modelo de negócio atual para inspirar novas possibilidades de gerar impacto positivo tanto na vida pessoal, quanto na vida da família e na comunidade na qual estão inseridos”, explicou Carlos Xavier, coordenador e facilitador do PROFOR.

Além de aulas sobre negócios e coach pessoal, os empreendedores também realizaram atividades de campo e, a partir da ferramenta Canvas, montaram o perfil do negócio para pensar e repensá-lo de uma forma completa, inclusive como preparação para captar recursos. Foi uma semana intensa de aprendizado, reflexões e compartilhamento de ideias!

Agora, o PROFOR 2019 segue para mais uma fase: 5 meses de consultorias especializadas em gestão de negócios e desenvolvimento pessoal, de forma particular, para cada um desses empreendedores. Aprofundamento necessário para o sucessos dos seus empreendimentos e formação profissional.

“Uma característica interessante desses jovens é que eles são muito resilientes, não se vitimam, mas ‘vão pra cima’, para conseguir o que desejam. Muitos já trabalharam em ao menos duas atividades empreendedoras, falharam e não desistem. É muito gratificante trabalhar com eles”, destacou Xavier.

 

Sobre o PROFOR

O PROFOR é um dos projetos desenvolvidos com os recursos da comunhão de empresários e pessoas físicas por meio da Economia de Comunhão. Este já é o segundo ciclo do programa, que também teve atuação de 2015 a 2017.

O PROFOR tem como objetivo capacitar a pessoa em situação de vulnerabilidade econômica para uma gestão empreendedora básica competente, além de contribuir com o desenvolvimento pessoal do empreendedor.

Para isso, o ciclo do PROFOR compreende:

  • oficinas de imersão em Empreendedorismo de Comunhão (ou seja, com uma metodologia de empreendedorismo desenvolvida a partir da Economia de Comunhão);
  • um edital de seleção com os participantes das oficinas para selecionar um grupo para aprofundamento no empreendedorismo;
  • uma oficina de incubação para elaboração conjunta de modelo e plano de negócio com os empreendedores selecionados;
  • e uma consultoria específica em gestão de negócios e desenvolvimento pessoal para cada um dos participantes.

 

Partimos agora para a última fase e em breve teremos mais notícias sobre esses jovens brilhantes por aqui!

Autor: Cibele Lana