ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

#EoF: prepare-se para o novo encontro global

23/08/2021
economia de Francisco

Dois anos após a publicação da carta do Papa Francisco em 1º de maio e após o evento de novembro de 2020, um novo encontro global está convocando os jovens economistas e empresários do mundo a se unirem em um compromisso comum para revitalizar a economia.

Fonte: Staff The Economy of Francesco

Em um tempo ainda ferido pela emergência global causada pela pandemia da Covid-19, o apelo do Papa para viver A Economia de Francisco como uma vocação, uma cultura e um pacto ressoa ainda mais urgente.

“Caros jovens, … Este exercício – que vai além de todas as diferenças legítimas – é o primeiro passo para qualquer mudança que possa ajudar a gerar uma nova mentalidade cultural e, conseqüentemente, econômica, política e social. Porque nunca será possível fazer grandes coisas apenas de um ponto de vista teórico ou individual, sem um espírito que o impulsione, sem motivações interiores significativas, sem um sentimento de pertença e de enraizamento que possa valorizar as atividades pessoais e comunitárias”.

Papa Francisco – Vídeo mensagem do evento The Economy of Francesco, 19-21 de novembro de 2020

O evento de 2021 será uma oportunidade para jovens empreendedores, economistas e transformadores dos cinco continentes de se encontrarem, simultaneamente, em muitos países ao redor do mundo para compartilhar percursos e construir alianças.

Iniciativas que culminarão em um evento on-line comum e global, conectado de Assis. EoF é um movimento de jovens e uma oportunidade para todos os jovens que se sentem chamados a se comprometer com uma economia atenta ao último e capaz de cuidar do planeta, para construir juntos um processo de mudança global e dar vida a uma nova estação de pensamento e prática econômica.

A realidade local é fundamental para envolver outros jovens, escutar a voz das comunidades, trabalhar em rede, implementar projetos e incluir as necessidades dos mais vulneráveis.

ENCONTROS REGIONAIS: Você está organizando ou deseja organizar um evento de EoF na sua cidade? Publicaremos no site: https://francescoeconomy.org/eof_hubs/ – É fácil. Dê uma olhada nestas sugestões e depois preencha o formulário.

INSPIRAÇÃO

Com o terceiro milênio, entramos na era dos bens comuns: se continuarmos a pensar e agir como se fôssemos os proprietários e senhores da terra, do meio ambiente, dos oceanos, só acabaremos por destruí-los. Devemos aprender, e logo, a fazer uso dos bens sem ser os seus proprietários, devemos aprender rapidamente a arte de usar e deixar que outros usem sem possuir. A arte de Francisco. E se a economia do sine proprio fosse a da época dos bens comuns? Será que a oikonomia de Francisco acabaria por salvar a nós e a Terra?

Estas perguntas inspiraram – no ano de 2021 – a Escola EoF, um curso online avançado sobre os temas da Economia de Francisco intitulado “Rethinking economics starting from the commons” (Repensar a economia a partir dos bens comuns). Os 3 pilares da Escola foram: Os ensinamentos do Papa Francisco, o pensamento e as instituições econômicas franciscanas e alguns dos temas que sustentam as aldeias da EoF.

Você pode encontrar uma playlist com todas as aulas que fizemos durante a Escola EoF aqui: https://francescoeconomy.org/eof-school-abstracts/

Reverrevisar e reestudar também pode ser muito útil para inspirar-se para o evento local: https://bit.ly/3vWLCws

MAS NÃO APENAS! VAMOS LIBERAR A IMAGINAÇÃO!

Permanecemos disponíveis para outras solicitações e apoio em nome do Comitê Científico Internacional. Para maiores informações ou pedidos, por favor escreva-nos: [email protected]

Texto originalmente publicado no site internacional Economia de Comunhão.