ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

Invista em uma empreendedora Anpecom

08/10/2019

Cada vez mais as pessoas se movem por propósito. As grandes marcas já não conseguem mais esconder suas ações pouco sustentáveis. Por exemplo, você concorda com a frase “eu me importo mais em ter impacto positivo na sociedade do que me dar bem financeiramente”?

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, 92% dos millenials (pessoas que nasceram entre 1990 e 2000) concordam com a frase e 52% dos não millenials também. Essa geração, mais consciente por ter acesso à informação com tanta facilidade, é mais interessada em trabalhar para alguém, comprar de alguém e investir em empresas que compartilham de seus valores do que as gerações mais velhas. E você?

Invista na Natália

A Anpecom tem uma parceria com a Firgun para facilitar o acesso a crédito para os empreendedores capacitados pela rede. Principalmente pelo projeto PROFOR. A Firgun é uma plataforma de investimentos coletivos em empreendedores populares. Assim a união de diversos investidores viabiliza a realização do sonho de uma pequena empreendedora.

A primeira a ser financiada por essa parceria é a Natália Maia. Ela nasceu e cresceu em Aracoiaba, uma cidade no interior do Ceará. Tem três trabalhos, entre eles o seu negócio próprio: uma loja que vende tudo, de açaí a perfumes e cremes. Natália deseja crescer, contratar mais pessoas e poder expandir o seu negócio para outras cidades.

O principal desafio está em aumentar a sua oferta de produtos. Para isso ela precisa de R$3.620 para investir em capital de giro. Ela vai pagar seu investimento de volta em 15 meses com uma rentabilidade de 6% ao ano. As parcelas são depositadas em sua carteira digital Firgun. O saldo pode ser reutilizado para investir em novos projetos ou pode ser realizado o saque.

Hoje na cidade em que Natália está há pouco acesso a bancos. Então tudo que conseguiu até hoje foi investindo o pouco que ganhava como professora.

Um pouco mais sobre Natália

Desde pequena ela sempre foi uma menina muito comunicativa e agitada e com isso descobriu um dom, o de vender. Quando tinha 11 anos começou a vender adesivos na escola para seus colegas, depois com o tempo continuou com outros produtos. Aos 18 se tornou revendedora de marcas, vendendo de porta em porta em seus horários livres. Assim conseguiu juntar dinheiro para abrir uma lojinha.

Como na cidade em que mora não tem acesso a muitos serviços, ela foi percebendo as necessidades das pessoas e indo atrás de formas para supri-las. Entre elas, trouxe o “chequepago”, uma forma das pessoas pagarem seus boletos de uma vez em sua loja, visto que na cidade não tem fácil acesso a serviços bancários.

Mas todo esse seu lado empreendedor é apenas uma parte das suas atividades, Natalia aos 15 anos começou a trabalhar no SEBRAE, depois disso foi trabalhar na administração de uma escola. Lá ela conseguiu enxergar outra necessidade: a falta professores bem qualificados. E lá foi Natalia em busca de mais um sonho, fez pedagogia, se formou e hoje está cursando uma especialização voltada para crianças com deficiência.

E assim é o dia a dia da Natalia, ela se divide em três: de manhã é professora, a tarde é mãe e a noite empreendedora. Toda necessidade ela encara como uma oportunidade.

Como a Firgun opera

A Firgun realiza uma análise dos negócios antes da captação coletiva ter início. Várias pessoas físicas financiam um mesmo empreendedor, como numa vaquinha online. A diferença é que o dinheiro volta para o seu bolso em parcelas mensais com rendimentos de até 12% ao ano.

O crédito é uma faca de dois gumes: pode ser muito bom para o empreendedor ou representar mais um problema. Por isso existe a realização de uma curadoria criteriosa dos projetos que estão captando.

Essa é uma oportunidade de se realizar investimento social no Brasil. E não é preciso ter muito dinheiro para isso: com valores a partir de R$25 você já pode começar a investir e mudar a vida de pessoas nas periferias.

Então, está pronto para diversificar seus investimentos e ter um pouco mais de propósito e impacto social em sua carteira? Acesse a plataforma da Firgun e faça parte desse grupo de investidores.