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“Meu negócio não era digital. E agora?” Veja ideias e ferramentas para superar a pandemia com a internet.

14/05/2020
Diante da pandemia, muitas empresas precisam aderir ao mundo digital. Veja por onde começar.

Com o alastramento do coronavírus as empresas foram literalmente viradas de cabeça para baixo em um curtíssimo espaço de tempo. E com o lockdown generalizado, muitas operações foram forçadamente transferidas para o ambiente digital, assim como o modelo de trabalho, as vendas e também o relacionamento com colaboradores, fornecedores e prospects.

Quem não tinha uma estratégia digital para a empresa precisou correr atrás do prejuízo para manter minimamente  o faturamento, as atividades dos funcionários e a lembrança na mente do cliente.

É claro que uma estratégia digital não se conquista da noite para o dia. De qualquer forma, são muitas as ideias e ferramentas de rápida implementação e baixo custo que podem favorecer o seu negócio em tempos de pandemia e, quem sabe, introduzir uma cultura mais digital em seu ambiente de negócio.

Abaixo, listamos algumas delas.

 

Ideias

Integrar o Whatsapp business com suas redes sociais.

Pouca gente sabe, mas é possível integrar o whatsapp business com as suas páginas da empresa no Facebook e no Instagram. Com essa integração, ao anunciar o seu produto ou serviço fica bem fácil adicionar um botão para abrir uma conversa diretamente no Whatsapp e manter um relacionamento direto com o seu cliente. Além disso, com a integração, você tem acesso às métricas da ferramenta de anúncios que indicam, inclusive, quanto você gasta por cada mensagem iniciada.

Mostrar o seu produto ou serviço em vídeos ou lives

Provavelmente você acompanhou o fenômeno das “lives” nas rede sociais. Ou seja, transmissões ao vivo com diferentes tipos de conteúdos, de shows a entrevistas. Um bom uso das lives para negócios pode ser também para apresentar produtos que os clientes têm necessidade de tocar e ver de perto para escolher. Com as transmissões é possível mostrar o produto, falar do material, indicar se é flexível, falar dos diferenciais, etc, e assim trazer a experiência de compra para mais perto do cliente.

Cafés virtuais

Para quem lida mais com serviços do que com produtos físicos, uma boa alternativa nesse período é marcar cafés virtuais com clientes e fornecedores para manter suas conexões de negócio “vivas”. Em 30 minutos de conversa dá para compartilhar desafios, mostrar o quanto a sua empresa está empenhada em enfrentar a crise, falar de futuros negócios e promover uma troca de experiências. Nesse sentido, também vale marcar cafés virtuais apenas para saber da outra pessoa, dar uma força e dizer aquela expressão comum, mas tão importante: “estamos juntos”.

Produzir e melhorar o conteúdo

Muitas vezes, quando o negócio não é nativo digital, o site, as redes sociais e outras plataformas são quase sempre negligenciadas. Aproveite esse período para rever a forma como você se comunica com os seus clientes, a linguagem, a periodicidade e avalie se a sua produção de conteúdo é realmente relevante para a sua base.

Aproveite também para produzir conteúdo útil e relevante e disponibilizá-lo por meio de formulários para capturar contatos qualificados para sua base.

 

Ferramentas

Ferramenta de atendimento múltiplo para whatsapp

Já falamos sobre o Whatsapp Business e ele é também uma ótima dica de ferramenta. Não só. Atrelado a ele estão outras ferramentas de atendimento múltiplo com apenas uma conta de whatsapp, tratamento de leads captados pela plataforma, além de chatbots integrados que agilizam o atendimento.

Ex: Zenvia, Huggy, Whatscompany.

Chatbots

Por falar em chatbots, além de integrados ao whatsapp, eles também são muito úteis integrados ao site e ao Facebook, por exemplo. A conversa fica mais ágil e menos operacional.

Ex: Zendesk, Manychat, Huggy.

Comunicação Corporativa 

Outro produto do Facebook, o Workplace é uma excelente plataforma para comunicação corporativa. Muito similar à rede social, não apresenta barreiras de adesão por parte dos colaboradores e permite a criação de grupos, transmissões online e reuniões virtuais. Outros exemplos são o Slack e o Teams da Microsoft.

Automação de marketing

Ferramentas de automação de marketing permitem criar sequências de e-mails para cada ação dos usuários ao interagir com o seu conteúdo. Além disso, as diversas integrações permitem disparar conteúdo diretamente de dentro da plataforma para contatos de whatsapp e redes sociais. Essas ferramentas também funcionam muito bem para gestão de contatos e nutrição de prospects.

Ex: RD Station, Mailchimp, Hubspot

 

O importante é não ficar parado!