ANPECOM - Associação comercial por uma economia de comunhão. Logomarca da ANPECOM, composta por meio globo mostrando o mapa do Brasil seguido do nome da associação

UNIRIO e Anpecom promovem curso de formação gratuito

12/05/2021
Anpecom curso de formação

PARCERIA  Projeto vinculado à Pró-Reitoria de extensão da universidade deseja levar conhecimento teórico e vivência prática da EdC, gratuitamente, para interessados e interessadas de todas as áreas

 

A PARTIR do dia 17 de maio, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom) irão oferecer, em parceria, um curso de formação em Economia de Comunhão, aberto ao público e gratuito, intitulado “Cultura da Fraternidade em prática”. 

O evento está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNIRIO e ao grupo de pesquisa Produção em Economia de Comunhão, que existe desde 2011 e se propõe a divulgar os valores da cultura da EdC na universidade. 

Em tempos de pandemia, o curso será totalmente on-line, com oito aulas assíncronas, mas com encontros síncronos às segundas-feiras, quinzenalmente, para propiciar uma troca entre professores, alunos e empreendedores da EdC. O curso não se restringe ao âmbito da Economia, ou seja, é direcionado a pessoas de todas as áreas que têm interesse na EdC. 

“Queremos associar o conhecimento teórico a uma vivência mais prática e atual da EdC. Nosso propósito é que as pessoas tenham uma visão mais ampla do assunto, fontes de pesquisa para aprofundar e uma bagagem sólida sobre a temática”, destacou Natália Machado, doutora em administração e uma das coordenadoras do curso. 

O conteúdo programático inclui aulas sobre as raízes da Economia de Comunhão, seus valores, dimensões de atuação, noções sobre o ecossistema de negócios de impacto social, iniciativas da EdC no mundo, dentre outras.

Tese fora da prateleira

O objetivo do curso foi o mesmo que impulsionou a professora doutora em Engenharia de Produção, Heloisa Borges, a criar um projeto de extensão vinculado à pesquisa sobre a EdC, ainda em 2011, na UNIRIO: levar a EdC ao alcance de todos. “Não estudei seis anos e meio para minha tese ficar numa prateleira”, contou. 

Uma década e muitos eventos envolvendo a academia e a sociedade depois, Heloísa não desiste de mostrar que a EdC não é apenas um discurso ou uma utopia. “Minha expectativa é de que, a partir de um curso bem estruturado, com depoimentos de empreendedores e pesquisadores, será oportuno, diante desse caos, que as pessoas enxerguem um contraponto contundente com a proposta da EdC.” 

As inscrições ficam abertas até o dia 13 de maio e podem ser feitas pelo endereço eletrônico: bit.ly/unirioedc. O curso fornece certificado de participação. As professoras também disponibilizaram o e-mail para demais dúvidas: Heloisa Borges: [email protected] e Natália Machado: [email protected]

 

Por Cibele Lana

Texto originalmente publicado na Revista Cidade Nova de Maio de 2021. A Editora Cidade Nova apoia a iniciativa.